top of page
Buscar
  • Foto do escritoroficinascjcc

de Filipe Souza Santos

É notório, que no Brasil a corrupção cresce continuamente, pois, alguns políticos e pessoas desonestas desviam dinheiro público ou cometem infrações, deixando grande parte da população prejudicada. Porém, existe a Operação Lava jato para investigar e punir os envolvidos em atos ilícitos.

Em primeiro plano, vale ressaltar que a desonestidade mais evidente no país está presente nos atos de alguns políticos ao desviarem dinheiro público e aplicarem em suas contas para adquirem bens luxuosos como carros, casas em praias, cruzeiros, entre outros e para fazer campanhas eleitorais, enquanto o outro lado da população sofre por falta da educação de qualidade, saúde e segurança pública.

Porém, pode-se perceber atos de desonestidade em situações simples e corriqueiras como: ultrapassar a fila do banco ou dos hospitais, receber ou passar troco errado, sonegar impostos, adquirir ou repassar produtos piratas, desobedecer os sinais de trânsito, vender ou comprar votos , entre outros considerados “normais” e acabam por criar a cultura do “ “jeitinho brasileiro” que muitas vezes nem são considerados corrupção ou ato ilícito.

Portanto, percebe-se que a corrupção é algo que está presente na vida do povo brasileiro e precisa ser corrigida.

Os políticos devem repensar a sua forma de governo; os eleitores pesquisar e fiscalizar a vida dos candidatos antes de votar e, assim, saber escolher com segurança e ter seus direitos garantidos. Outro ponto são as leis que devem ser mais duras e de forma igual para todos. O Poder Judiciário junto à Operação Lava-jato continuar com as investigações e encaminhar os culpados ao cumprimento da lei - sem privilégios nem regalias. Além disso, a criação de programas educativos nas escolas para tratar de questões de ética e cidadania, a fim de educar as crianças para que não cresçam e se tornem adultos “corrompidos”.




2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page